quarta-feira, 19 de agosto de 2009

tecnologia faustica X prometeica

As novas tecnologias esbarram em certas delimitações, pois toda a pesquisa não se sabe a qual resultado chegará. Como a sociedade tem normas e éticas a serem seguidas, nem tudo o que se quer pesquisar é permitido. Essas pesquisas devem estar dentro das “linhas” impostas pela sociedade, já que os resultados de tais experimentos podem ser de natureza estranha à humana.
Existem duas linhas de pesquisadores os fausticos e os prometeicos. Os fausticos não se preocupam com os meios que serão seguidos para alcançarem o seu resultado. Já os prometeicos se preocupam com os meios e com os próprios resultados. A sociedade e a igreja se preocupam com os fausticos já que os experimentos deles podem sair por vezes como “bizarros” um desses experimentos “fausticos” que não deram certo foi tentar com que o próprio corpo regenere partes como a orelha. Esse experimento foi usado em um rato de laboratório o resultado foi quase alcançado se não fosse a orelha ter nascido nas costas do ratinho.
Mas nem tudo são trevas. A tecnologia já trouxe muita facilidade e comodidade aos seres humanos, como o próprio computador que substituiu à velha maquina de datilografar e ainda da para falar com pessoas! O mundo está moderno. Como diz o ditado tudo em excesso faz mal. O homem está se robotizando, se tornando mais máquina que o necessário, uma tecnologia prometeica que se não tomar cuidado pode ser tornada faustica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário